É melhor pecar pelo excesso do que pela omissão!

29 de jul. de 2008

Saúde e Segurança do Trabalho cada vez mais em pauta

Os custos gerados por problemas relacionados à saúde dos funcionários estão fazendo com que os gestores de Recursos Humanos tratem como prioridade a prevenção de problemas bucais e doenças crônicas, como hipertensão e males respiratórios. De acordo com pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com o Instituto de Pesquisas em Saúde da consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), um elevado número de empresas passou a adotar programas para prevenir doenças. O estudo analisou 30 multinacionais da Europa, Ásia e Américas e constatou que mais da metade delas tem alguma ação voltada para a saúde dos colaboradores. Em Curitiba, a empresa Doria Construções Civis, além de promover a segurança no trabalho por meio de manuais internos, palestras e equipamentos de proteção, oferece em parceria com o Seconci, o serviço social do Sindicato das Indústrias da Construção Civil, assistência odontológica e médica a todos os funcionários. Os funcionários da construtora não precisam deixar o trabalho para receber tratamento dentário. Um consultório completo com dentistas, equipamentos e instrumentos necessários para extração de dentes, profilaxia e restaurações é instalado dentro de um trailer que se locomove por todas as obras da empresa. O serviço existe desde 1992 na construtora e beneficia cerca de 450 trabalhadores nas obras. Além do tratamento odontológico, os funcionários da construtora passam por um exame pré-admissional completo e podem consultar os médicos do Seconci sempre que necessário. Especialistas nas áreas de cardiologia, ortopedia, urologia, oftalmologia, ginecologia, gastroenterologia e clínica geral estão à disposição dos trabalhadores, sendo que os exames e consultas são pagos pela empresa e o funcionário não tem despesa alguma. As avaliações e treinamentos pré-admissionais são realizados durante o contrato em períodos determinados de acordo com cada função, justamente para saber os riscos e problemas que os funcionários estão expostos. Acredita-se que a preocupação com a saúde do trabalhador pode se tornar fundamental para a saúde financeira do empreendimento.
Fonte: Paranashop - 22/7/200

3 comentários:

Unknown disse...

Oi Diogo,quero parabenizar-te por esta nova fase de sua vida!!
Te desejo todo o sucesso e sorte!!
beijos Sabrynna.

Anônimo disse...

Realmente a Segurança do Trabalho é um tema bastante em evidência hoje em dia, e pelo visto tem muito para crescer. Parabéns pelo blog meu caro jovem..invista em Segurança.

Unknown disse...

Kara vc escolheu um tema muito importante q é Segurança do Trabalho. Continue nos orientando e trazendo novas informações...
Parabéns pelo blog!!!
e Boa Sorte.

Curso Online Enfermagem do Trabalho

Curso Online Enfermagem do Trabalho
Faça sua inscrição agora!

Curso online Fundamentos do Trabalho


.

.
Praticar a Segurança é agarrar-se à vida, e não deixar que nos escape entre os dedos.

O que você está achando do Blog?