O técnico de segurança do trabalho é um profissional de nível médio, sendo habilitado a identificar e avaliar as condições ambientais de trabalho na empresa, analisar procedimentos de rotina, fluxos e riscos de operação, máquinas e equipamentos, elaborar planos, estudos estatísticos de acidentes e doenças ocupacionais, fazer cumprir as normas e regulamentos, desenvolver programas prevencionistas, campanhas, cursos, treinamentos, assessorar a CIPA e coordenar todas as atividades ligadas à segurança do trabalho na empresa.
É melhor pecar pelo excesso do que pela omissão!
27 de nov. de 2008
10 de nov. de 2008
Queimadas na Região Sudoeste - BA
Queimadas estão sendo registradas na região de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador. A maior de parte delas está localizada nas proximidades do campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
Equipes do 7º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) estão mobilizadas para debelar as chamas, que também ocorrem ao longo da Serra do Periperi e do Poço Escuro, área de preservação ambiental com espécies nativas e animaissilvestres.De acordo com o Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), entre os principais causadores de incêndio nas matas estão às pontas de cigarro jogadas no chão, principalmente na estrada, e a utilização da técnica de queimada da vegetação para preparar o solo para o plantio, ainda bastante utilizada pelos agricultores.O meteorologista do INGÁ, Heráclio Alves, explica que há também as queimadas provocadas por fenômenos naturais. “A combinação entre a baixa umidade do ar, temperaturas elevadas e a ação do vento pode ser responsável por focos de queimadas também”.
Juscelino Souza, da Sucursal Vitória da Conquista
9 de nov. de 2008
Três são os elementos-chave de um acidente com o trabalhador para enfatizar o seu sentido completo:
1 - Os acidentes são inesperados.
Eles tanto ocorrem com trabalhadores experientes como com os inexperientes e são sempre inesperados para a pessoa envolvida e também para a segurança do trabalho. Por isso é fundamental o treinamento. Para antecipar condições onde o acidente pode ocorrer.
2 - Acidentes são contatos.
Com uma exceção, todos os acidentes com trabalhadores envolvem algum tipo de contato inesperado entre a pessoa e alguma coisa em seu redor. A exceção é um acidente por tensão muscular devido á um esforço excessivo. Acidentes por excesso de força não envolvem contatos com coisas em volta do trabalhador. Um exemplo é o trabalhador que sofre uma distensão nas costas ao tentar levantar um objeto pesado.
3 - Acidentes interrompem o trabalho.
Os acidentes quase sempre envolvem algum tipo de interrupção do trabalho. Por definição, portanto, os acidentes prejudicam o esforço da produção.
Evitar acidentes e controlar suas causas é um dever de todo cidadão.
8 de nov. de 2008
Filme Brigada 49
O filme começa com um prédio em chamas onde mostra a coragem dos bombeiros ao tentar salvar as vidas ameaçadas pelas chamas que consomem as paredes do prédio, destruindo a construção. É então que a companhia de bombeiros denominado de “Brigada 49” chega ao local e seus integrantes entram no prédio a fim de resgatarem possíveis vítimas. Porém, depois de salvar um homem que estava preso em um dos andares, o bombeiro Jack é surpreendido por uma explosão e cai em uma fenda, ficando aprisionado em meio ao fogo e aos escombros. Enquanto seus companheiros lutam para salvá-lo, o filme nos mostra sua história desde sua chegada na corporação, os amigos, as brincadeiras, sua vida familiar e as perdas de companheiros, como também as vidas salvas.
O espírito de amizade dentro do quartel é agradável e divertido de se acompanhar. São constantes as partidas que os vários elementos pregam uns aos outros, mas quando se trata de salvar vidas, a brincadeira fica de fora e entra em ação a competência e a concentração. Em um trabalho que exige confiança absoluta nos companheiros, é notório perceber que os bombeiros não hesitam em colocar suas vidas nas mãos um do outro.
Para os bombeiros, o único inimigo em comum é o fogo em si. Além disso, numa equipe, não existe heroísmo individual, pois o coletivo demonstra que a morte de um bombeiro representa para seus companheiros a perda não apenas de um colega de trabalho, mas de um amigo.
No filme foi notado que os bombeiros usavam freqüentemente os equipamentos de segurança, como por exemplo, capacetes, luvas, roupas apropriadas e materiais adequados de combate ao fogo.
Outro fato notado foi à intensa organização de trabalho em equipe, no qual o espírito de liderança foi decisivo para conseguir os objetivos da corporação.
Assinar:
Postagens (Atom)