O técnico de segurança do trabalho é um profissional de nível médio, sendo habilitado a identificar e avaliar as condições ambientais de trabalho na empresa, analisar procedimentos de rotina, fluxos e riscos de operação, máquinas e equipamentos, elaborar planos, estudos estatísticos de acidentes e doenças ocupacionais, fazer cumprir as normas e regulamentos, desenvolver programas prevencionistas, campanhas, cursos, treinamentos, assessorar a CIPA e coordenar todas as atividades ligadas à segurança do trabalho na empresa.
É melhor pecar pelo excesso do que pela omissão!
27 de nov. de 2008
10 de nov. de 2008
Queimadas na Região Sudoeste - BA
Queimadas estão sendo registradas na região de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador. A maior de parte delas está localizada nas proximidades do campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
Equipes do 7º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) estão mobilizadas para debelar as chamas, que também ocorrem ao longo da Serra do Periperi e do Poço Escuro, área de preservação ambiental com espécies nativas e animaissilvestres.De acordo com o Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), entre os principais causadores de incêndio nas matas estão às pontas de cigarro jogadas no chão, principalmente na estrada, e a utilização da técnica de queimada da vegetação para preparar o solo para o plantio, ainda bastante utilizada pelos agricultores.O meteorologista do INGÁ, Heráclio Alves, explica que há também as queimadas provocadas por fenômenos naturais. “A combinação entre a baixa umidade do ar, temperaturas elevadas e a ação do vento pode ser responsável por focos de queimadas também”.
Juscelino Souza, da Sucursal Vitória da Conquista
9 de nov. de 2008
Três são os elementos-chave de um acidente com o trabalhador para enfatizar o seu sentido completo:
1 - Os acidentes são inesperados.
Eles tanto ocorrem com trabalhadores experientes como com os inexperientes e são sempre inesperados para a pessoa envolvida e também para a segurança do trabalho. Por isso é fundamental o treinamento. Para antecipar condições onde o acidente pode ocorrer.
2 - Acidentes são contatos.
Com uma exceção, todos os acidentes com trabalhadores envolvem algum tipo de contato inesperado entre a pessoa e alguma coisa em seu redor. A exceção é um acidente por tensão muscular devido á um esforço excessivo. Acidentes por excesso de força não envolvem contatos com coisas em volta do trabalhador. Um exemplo é o trabalhador que sofre uma distensão nas costas ao tentar levantar um objeto pesado.
3 - Acidentes interrompem o trabalho.
Os acidentes quase sempre envolvem algum tipo de interrupção do trabalho. Por definição, portanto, os acidentes prejudicam o esforço da produção.
Evitar acidentes e controlar suas causas é um dever de todo cidadão.
8 de nov. de 2008
Filme Brigada 49
O filme começa com um prédio em chamas onde mostra a coragem dos bombeiros ao tentar salvar as vidas ameaçadas pelas chamas que consomem as paredes do prédio, destruindo a construção. É então que a companhia de bombeiros denominado de “Brigada 49” chega ao local e seus integrantes entram no prédio a fim de resgatarem possíveis vítimas. Porém, depois de salvar um homem que estava preso em um dos andares, o bombeiro Jack é surpreendido por uma explosão e cai em uma fenda, ficando aprisionado em meio ao fogo e aos escombros. Enquanto seus companheiros lutam para salvá-lo, o filme nos mostra sua história desde sua chegada na corporação, os amigos, as brincadeiras, sua vida familiar e as perdas de companheiros, como também as vidas salvas.
O espírito de amizade dentro do quartel é agradável e divertido de se acompanhar. São constantes as partidas que os vários elementos pregam uns aos outros, mas quando se trata de salvar vidas, a brincadeira fica de fora e entra em ação a competência e a concentração. Em um trabalho que exige confiança absoluta nos companheiros, é notório perceber que os bombeiros não hesitam em colocar suas vidas nas mãos um do outro.
Para os bombeiros, o único inimigo em comum é o fogo em si. Além disso, numa equipe, não existe heroísmo individual, pois o coletivo demonstra que a morte de um bombeiro representa para seus companheiros a perda não apenas de um colega de trabalho, mas de um amigo.
No filme foi notado que os bombeiros usavam freqüentemente os equipamentos de segurança, como por exemplo, capacetes, luvas, roupas apropriadas e materiais adequados de combate ao fogo.
Outro fato notado foi à intensa organização de trabalho em equipe, no qual o espírito de liderança foi decisivo para conseguir os objetivos da corporação.
29 de jul. de 2008
Saúde e Segurança do Trabalho cada vez mais em pauta
Os custos gerados por problemas relacionados à saúde dos funcionários estão fazendo com que os gestores de Recursos Humanos tratem como prioridade a prevenção de problemas bucais e doenças crônicas, como hipertensão e males respiratórios. De acordo com pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com o Instituto de Pesquisas em Saúde da consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), um elevado número de empresas passou a adotar programas para prevenir doenças. O estudo analisou 30 multinacionais da Europa, Ásia e Américas e constatou que mais da metade delas tem alguma ação voltada para a saúde dos colaboradores.
Em Curitiba, a empresa Doria Construções Civis, além de promover a segurança no trabalho por meio de manuais internos, palestras e equipamentos de proteção, oferece em parceria com o Seconci, o serviço social do Sindicato das Indústrias da Construção Civil, assistência odontológica e médica a todos os funcionários. Os funcionários da construtora não precisam deixar o trabalho para receber tratamento dentário. Um consultório completo com dentistas, equipamentos e instrumentos necessários para extração de dentes, profilaxia e restaurações é instalado dentro de um trailer que se locomove por todas as obras da empresa. O serviço existe desde 1992 na construtora e beneficia cerca de 450 trabalhadores nas obras.
Além do tratamento odontológico, os funcionários da construtora passam por um exame pré-admissional completo e podem consultar os médicos do Seconci sempre que necessário. Especialistas nas áreas de cardiologia, ortopedia, urologia, oftalmologia, ginecologia, gastroenterologia e clínica geral estão à disposição dos trabalhadores, sendo que os exames e consultas são pagos pela empresa e o funcionário não tem despesa alguma. As avaliações e treinamentos pré-admissionais são realizados durante o contrato em períodos determinados de acordo com cada função, justamente para saber os riscos e problemas que os funcionários estão expostos. Acredita-se que a preocupação com a saúde do trabalhador pode se tornar fundamental para a saúde financeira do empreendimento.
Fonte: Paranashop - 22/7/200
24 de jul. de 2008
30 anos de Segurança e Saúde para os trabalhadores
Há 30 anos, a publicação da Portaria 3214 no Diário Oficial da União lançou os alicerces da área de segurança e saúde no trabalho. Esta portaria incluía as primeiras Normas Regulamentadoras relativas à Segurança e Medicina do Trabalho. Estas normas, que se tornaram conhecidas pela sigla NR, passaram a integrar o Capítulo V da Consolidação das Leis do Trabalho.A Portaria foi idealizada por Eduardo Gabriel Saad, numa época em que o Brasil era, infelizmente, campeão dos acidentes de trabalho, e as empresas enfrentavam dificuldades para cumprir uma legislação muito esparsa. Em apenas dois meses de trabalho intenso, cerca de 15 técnicos da Fundacentro, jovens, estudiosos, e idealistas, buscaram o que havia de melhor nesta área no mundo para incluir na legislação brasileira. As primeiras NRs contaram com a contribuição de profissionais da Fundacentro em diversos setores: construção civil, eletricidade, máquinas e equipamentos, resíduos industriais, comissões internas de prevenção de acidentes (CIPAs), doenças ocupacionais, equipamentos de proteção individual. Todo este trabalho foi revisado juridicamente por José Eduardo Duarte Saad, Procurador do Ministério Público do Trabalho em São Paulo. A Portaria 3214, resultado final de todo este trabalho, foi afinal assinada e publicada no Diário Oficial da União em 6 de julho de 1978 pelo então Ministro do Trabalho, Arnaldo Prieto, que reconheceu a contribuição dos profissionais da Fundacentro, numa carta enviada a cada um deles cumprimentando-os pelo trabalho realizado.Por serem parte da Consolidação das Leis do Trabalho, as NRs tornaram-se obrigatórias para todas as empresas no Brasil, e ferramentas importantes para os trabalhadores poderem reivindicar melhores ambientes e condições de trabalho e prevenir acidentes e doenças profissionais. Eram 28 as NRs que forneceram inicialmente as regras e diretrizes relacionadas à medicina e segurança no trabalho nas atividades industriais. Atualmente, são 33 as Normas Regulamentadoras publicadas. Várias delas foram atualizadas para se adaptarem à evolução das atividades econômicas, como a NR-18 da construção civil. As NRs mais recentes estabelecem diretrizes para o trabalho em estabelecimentos de saúde (NR32) e em espaços confinados (NR33).Nestes 30 anos da legislação, é importante reconhecer a sua importância e valorizar o papel do Ministério do Trabalho e Emprego e da FUNDACENTRO na sua necessária atualização periódica para acompanhar a evolução tecnológica e os desafios do mundo do trabalho. E para, sobretudo, reduzir os infortúnios e as condições que ainda adoecem, mutilam e matam os trabalhadores brasileiros.
Fonte: FundacentroSão Paulo/SP
19 de mai. de 2008
Oração do Técnico de Segurança do Trabalho
Senhor, quero te agradecer pela oportunidade de poder ajudar as pessoas através do meu trabalho. Faça de mim um instrumento de promoção da vida dos trabalhadores. Que os trabalhadores possam retornar às suas famílias no final do dia com saúde e integridade física preservada. Peço que me ilumine na orientação das pessoas que resistem a cuidar de suas próprias vidas e que todos os trabalhadores abram seus corações para escutar e assumir minhas orientações e estas sejam sempre corretas e abençoadas. Dai-me humildade para entender as resistências, dai-me perseverança para não desistir às dificuldades, dai-me palavras sábias, para que penetrem nos corações daqueles que ignoram a segurança do Trabalho.Dai-me sabedoria para analisar os acidentes, quando eles ocorrerem, e que minha mente e meu coração conduzam minhas atitudes para melhorar o processo, e não somente para buscar culpados.Dai força aos acidentados, para que eles tenham uma recuperação rápida e abençoada. Daí força às famílias dos acidentados para superarem as perdas indesejáveis. E por fim Senhor ajude-me para que com tua força e bênçãos posso ser um exemplo de Saúde e Segurança no desempenho das atividades profissionais.
Amém e assim seja.
17 de mai. de 2008
EPI: Cinto de Segurança
A vida é uma dádiva de Deus. Para preservá-la você tem que vigiar constantemente. Às vezes pensamos que nada de errado irá acontecer conosco, muitas vezes a nossa própria confiança é sinônimo de certeza. Vivenciamos o presente, refletimos o passado. E o futuro? Você faz o futuro com atos do presente e analisando acontecimentos do passado. Por isso preserve sua vida. Use cinto de segurança!
Assinar:
Postagens (Atom)